Terça-feira, 16 de Dezembro de 2008

O que é que a "je" faz

 

 

(Foto retirada da net)

 

Este post resulta do último  comentário deixado pela mother_24, em que vou explicar o que a "je" faz e aproveitar para me queixar!

Ora bem, a "je" é nada mais, nada menos do que técnica de desenho de construção civil, resumindo e concluindo, sou, "a escrava", "o pau para toda a obra" num mundo de engenheiros e arquitectos. A minha profissão enquadra-se junto das mais mal pagas e menos reconhecidas. 

Com o passar dos anos, o desenhador começa a adquirir experiência e os trabalhos triplicam, pois começam a executar tarefas que antes eram só feitas pelos engenheiros. Os senhores engenheiros e arquitectos passam apenas a assinar os projectos,  e com o passar do tempo já nem sequer rectificam os mesmos, como nós desenhadores também somos humanos e por vezes também cometemos gafes e quando elas acontecem, os senhores caem-nos todos em cima porque deveríamos ter tomado mais atenção e não estar distraídos, quando eles nem sequer se deram ao trabalho de verificar aquilo que estavam a assinar. É caso pra se dizer "grande lata"!!!

Trabalhamos a ouvir as discussões entre engenheiros e arquitectos sobre os seus direitos, então e nós?! Fazemos tanto ou mais que muitos de vós e nem sequer há referência ao nosso nome, quando são apresentadas grandes obras, os nomes que se ouvem são os de engenheiros e arquitectos, então e os desenhadores que estiveram por tráz desses engenheiros e arquitectos, não se falam porquê??? Porque razão não se faz referência a uma grande obra pela "equipa" de arquitectos, engenheiros e desenhadores?!!!

Somos nós que muitas vezes temos "aquela ideia fantabulástica" que criamos com tanta dedicação, em que ficamos super orgulhosos e depois somos eliminados por uma assinatura, é apagado e destruido todo o nosso orgulho, toda a nossa vontade de continuar ali...continuar para quê??? Para receber um ordenado de "caca", menor ou igual a uma empregada de limpeza (atenção que é uma profissão digna como outra qualquer, é apenas para fazer uma comparação de ordenados), e nem um elogio do boss da empresa levamos, manteenos no anonimato e os senhores engenheiros e arquitectos a receberem o triplo até o qradruplo do ordenado e a ficarem com todos os louros!  É uma profissão muito injusta, e se muitos continuam nela é por amor á criação e outros é porque não têm outra solução!! Um pouquinho de reconhecimento já era uma grande alegria para nós, um elogio de vez em quando!

 

Devo dizer que em Espanha esta profissão é reconhecida a nivel profissional e governamental, é recebido um ordenado compativel com o tipo de trabalho executado e tendo em conta a experiência de cada um!

 

Só no nosso país cheio de merdinhas burocráticas é que isto acontece!

 

I'm: frustada / revoltada
tags:
publicado por koalasorridente às 15:07
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De mother_24 a 16 de Dezembro de 2008 às 16:23
Fonix gaja... não te dava como desenhadora de construção civil... mas pá, eu não desejo tanta má sorte a alguém LOLOLOLOL

Ouve... tens duas hipoteses, ou fazes como eu, tiramos um curso pra rena do pai natal, ou mudas-te pra espanha... se bem que os espanhóis mais parecem todos um par de encornados daqueles como as renas LOLOL

jocas gaja


De verita_monica a 16 de Dezembro de 2008 às 17:42
Oi miga,

Já tinha percebido que trabalhavas em algo a ver com obras, mas não sabia que eras técnica de desenho de construção civil.

Explica lá, então és tu que fazes grande parte dos projectos e desenhas prédios e coisas do género e depois o pessoal "rouba-te" o trabalho com uma assinatura? é isso? é revoltante se assim for!

Sabes que um dos meus Hobies é fazer plantas de casa e prédios, tudo à mão, porque não percebo nada de Auto Cad lol
Aqui no trabalho sou sempre eu que explico as plantas à minha patroa, porque ela ás vezes nem consegue ver onde é a porta de entrada de uma fracção lol

Bjks***


De Koala Sorridente a 17 de Dezembro de 2008 às 11:18
É verdade, isto é um "roubo concedido" mas revoltante!!! Já pensei em ir mesmo para Espanha, mas mudar tudo pra lá! tem ke se pensar mto bem, ñ é como ir de férias né?

Por enquanto fica-se por aki k a vida anda complicada e este é certinho ao final do mês, apesar de pouco e apesar dos outros pesares!!!


Comentar post

."je"

.pesquisar

 

.Novembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.últimas da Koala

. Cá ando eu pela vida fora...

. Regressei...

. Alguns Pormenores...

. Desaparecida em combate!

. BOM ANO NOVO!!!

. Xô nervos, xô...

. Façam aqui figas comigo!

. ...e esperar....

. ...e como o prometido é d...

. Novidades!

.Arquivo Koalicia

. Novembro 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. todas as tags

.Couscuvelhices Koalicias

.Ajude!

.Os que já foram apanhados a espreitar

AmazingCounters.com
Seventh Avenue Jewelry

.A espreitar a koala

online
blogs SAPO

.subscrever feeds